Professor da POLI é selecionado para intercâmbio sobre " liderança para visitantes internacionais do Consulado dos Estados Unidos

Professor Genésio Gomes do Curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) foi recentemente selecionado para o intercâmbio do programa de 𝑳𝑰𝑫𝑬𝑹𝑨𝑵𝑪̧𝑨 𝑷𝑨𝑹𝑨 𝑽𝑰𝑺𝑰𝑻𝑨𝑵𝑻𝑬𝑺 𝑰𝑵𝑻𝑬𝑹𝑵𝑨𝑪𝑰𝑶𝑵𝑨𝑰𝑺 (IVLP) do Consulado dos EUA. Foram apenas 4 representantes brasileiros selecionados este ano com base na influência e impacto que o profissional exerce no Brasil.

Lançado em 1940, o IVLP promove a compreensão mútua entre os Estados Unidos e outras nações, através de visitas organizadas, para profissionais, líderes atuais e emergentes ao país. As visitas refletem os interesses profissionais dos participantes e os objetivos da política externa do governo americano. Anualmente, mais de 4.500 visitantes de todo o mundo são selecionados por embaixadas americanas para ir aos Estados Unidos para conhecer e trocar ideias com seus congêneres. 

Leia mais...

Cursos de Medicina e Fisioterapia da UPE é destaque no Enade 2019

A Universidade de Pernambuco (UPE), única instituição pública universitária do Estado, presente em todas as regiões, conquistou uma marca importante no resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2019, divulgado na última terça-feira (20/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), do campus Santo Amaro obteve a nota máxima 5. Com isso, o curso alcançou a 9ª maior nota no exame na categoria dos cursos de medicina. “Diante de tantas dificuldades enfrentadas, nos superamos. Professores e estudantes conseguiram essa nota com o que temos e com o que somos. Estamos de parabéns”, disse a diretora da FCM, professora Dione Maciel.

Além disso, o mesmo curso da unidade de Serra Talhada, no sertão do estado, atingiu a nota 4. “Foi à primeira vez que o curso de Serra Talhada foi avaliado, isso é motivo de alegria para todos nós”, disse o Pró-Reitor de Graduação da instituição, Ernani Martins. A colação de grau da primeira turma do curso aconteceu em agosto de 2019. 

Leia mais...

Startup Way UPE e Federais Club abre inscrições para estudantes

Voltado para estudantes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, o Startup Way UPE e Federais Club chega a sua segunda edição com o tema Inovar com Propósito.  O evento, totalmente on-line e gratuito, será realizado de 12 a 30 de novembro. O lançamento oficial acontecerá às 16h da quinta-feira (29), no canal do Youtube do Sebrae. A maratona de ideação é organizada conjuntamente pela UPE, IFPE, IF Sertão-PE, UFPE, Aplicação, UFRPE, UFAPE, UNIVASF e Sebrae e tem como público-alvo todos os estudantes dessas instituições.

As inscrições já começaram pelo endereço http://bit.ly/upeefederaisclub. O estudante pode se inscrever individualmente até 3 de novembro ou em equipe até o dia 10 do mesmo mês. São aceitas equipes formadas por no mínimo quatro e no máximo seis integrantes. O desafio é desenvolver negócios inovadores e escaláveis que apresentem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam resolver os urgentes problemas ambientais, políticos e econômicos que o mundo enfrenta.

No desafio, os estudantes são estimulados a resolver problemas complexos, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade,  a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão. Dessa forma, o desenvolvimento de negócios e soluções inovadoras são estimulados. Eles receberão todas as orientações dos mentores, servidores das instituições envolvidas que já passam por formação sobre diversos assuntos como mentoria, validação de problema, pitch e modelos de negócios.

As equipes inscritas deverão realizar todas as entregas previstas no desafio, além de pitches gravados que serão avaliadas em etapas como pré-banca e banca. Ao longo do evento, além dos momentos de mentoria, os estudantes participarão de palestras ao vivo que os ajudarão a transformar as ideias em negócios.

Leia mais...

Solidaris publica boletim de atividades do projeto

O Solidaris publicou mais um boletim com um balanço de ações do projeto.

Acesse aqui o boletim.

Projeto - O Solidaris "Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de una ciudadanía activa" é financiado pela União Europeia, e a Universidade de Pernambuco (UPE) é uma das colaboradoras, juntamente com outras 10 instituições da América do Sul e Europa.

Leia mais...