Provas das Escolas de Aplicação da UPE serão aplicadas nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22.01) os candidatos inscritos para o processo seletivo 2021 das Escolas de Aplicação do Recife, de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam suas provas. São disponibilizadas 332 vagas no total, sendo 252 para a 6ª série do ensino fundamental e 80 para o 1º ano do ensino médio.

Os prédios serão abertos às 7h30 e fechados às 9h, com início da aplicação do exame às 9h15. A orientação é chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar. A UPE está utilizando 18 prédios nas quatro cidades onde o certame será realizado. Ao todo, são 4.085 candidatos.

Devido à pandemia, a UPE adotou protocolos de biossegurança para garantir o bem-estar dos alunos e dos profissionais envolvidos. Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. O uso de máscara facial é obrigatório e será disponibilizado álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Os candidatos poderão levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados, além de máscaras extras e recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. 

Leia mais...

UPE lamenta falecimento do professor Arquimedes Melo

A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) externa seu mais profundo pesar em virtude da morte do professor Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo, ocorrida na tarde desta quarta-feira (20). Ele atuava como docente da cadeira de Farmacologia no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e também dava aulas na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP). Ainda na Universidade de Pernambuco foi professor e coordenador da pós-graduação em Perícia Forense. Ele tinha 50 anos de idade e faleceu após sofrer um infarto.

Arquimedes possuía graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2005).

Além da UPE, Arquimedes atuava em outras instituições de ensino superior do estado, compartilhando o conhecimento adquirido nas áreas de Direito e Saúde. Era professor dos cursos de pós-graduação em Ciências Criminais e coordenador do projeto de extensão Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). Também foi docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Onde ensinou, ministrou disciplinas como Medicina Legal, Perícia Criminal, Farmacologia e Fisiologia.

Arquimedes também era perito criminal ad hoc do Escritório de Práticas Jurídicas e coordenou o Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox/PB) e o Serviço de Toxicologia de Pernambuco (Sertox-PE/UFPE).

A UPE expressa as mais sinceras condolências e deseja, ainda, conforto, paz, e muita força para a família enfrentar a perda. O sepultamento será no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, em horário a ser confirmado.

Feras da UPE já podem imprimir cartão informativo do SSA3

Os feras inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA/UPE) já podem imprimir, a partir desta quarta-feira (20), seus cartões informativos, exclusivamente através do endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

O candidato deverá acessar o endereço eletrônico e, através do ícone Sistema Seriado de Avaliação, SSA 3, com o uso de seu login e sua senha, imprimir o seu cartão, que contém um conjunto de dados necessários à sua participação no SSA 3 deste ano. A validação da inscrição e a emissão do cartão são de inteira responsabilidade do aluno, como estabelecido no Manual do Candidato.

Havendo divergência de dados pessoais, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) para solicitar as devidas correções. Caso contrário, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão informativo. A Comissão da UPE não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova por desconhecer o local de sua realização.

O candidato deverá estar munido do seu cartão nos dias de aplicação das provas, assim como documento de identidade, ou algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, e de caneta esferográfica na cor azul ou preta. 

Leia mais...

Plano de vacinação contra Covid-19 na UPE seguirá planejamento do governo do estado

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, que teve início nesta semana com a distribuição de 270 mil doses da CoronaVac, dependerá do envio de mais imunizantes por parte do Ministério de Saúde para contemplar os grupos prioritários das duas primeiras fases, compostas por trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas aldeados e idosos com mais de 60 anos. Ao todo, são 2.949.695 pessoas que primeiro receberão a vacina no estado.

Em relação à Universidade de Pernambuco (UPE), os profissionais de saúde do complexo hospitalar da instituição de ensino superior receberão a vacinação de acordo com a priorização feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os trabalhadores de ensino superior serão vacinados contra a Covid-19 apenas na terceira etapa da quarta fase do plano estadual. A prioridade antes será de portadores de comorbidades [diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; obesidade grave]. Somente este grupo representa um contingente de 615.733 pessoas. Em seguida, estão as pessoas com deficiência permanente severa, que são 429.981.

Não há previsão para imunização completa dos grupos prioritários, nem de iniciar as outras etapas de vacinação, já que isso depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde. A orientação para todos é manter as medidas de proteção, como uso de máscaras e distanciamento social.

Prorrogadas inscrições para candidatos a professor dos cursos de Medicina da UPE

A Secretaria de Administração (SAD) e a Universidade de Pernambuco (UPE) prorrogaram as inscrições para candidatos ao cargo de professor auxiliar nos cursos de Medicina da instituição de ensino superior nos campi de Santo Amaro (Recife), Garanhuns e Serra Talhada. As inscrições podem ser feitas de 20 de janeiro a 4 de fevereiro, com a divulgação do resultado da seleção simplificada prevista para 24 de fevereiro.

Inscrições acesse: https://forms.gle/7oLq273o2kHnYqGq8 

Informações sobre o edital: http://www.upe.br/sele%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-simplificada-de-professores-2020.html

Leia mais...