Edupe divulga resultado do II Prêmio de Teses e Dissertações da UPE

A Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) divulgou o resultado do II Prêmio de Teses e Dissertações da UPE. Os cinco trabalhos finalistas de alunos de mestrado e doutorado serão publicados até o mês de dezembro deste ano e disponibilizados em formato de e-book no site http://www.upe.br/editoradaupe.html.

O objetivo do prêmio é estimular a produção científica dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, com a publicação de livros em formato digital, resultado das pesquisas realizadas na Universidade de Pernambuco.

Os trabalhos selecionados são decorrentes da produção científica de alunos dos campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina, abrangendo temas como docência, raça e gênero e novos instrumentos para o processo didático.

Todas as teses que concorreram ao prêmio foram defendidas nos programas de pós-graduação da UPE entre os dias 2 de janeiro de 2020 e 31 de maio de 2021.

UPE celebra centenário de Paulo Freire com entrega de título de Doutor Honoris Causa (in memoriam) e seminário temático

Imortalizado como Patrono da Educação Brasileira, o recifense Paulo Reglus Neves Freire completou no domingo (19) 100 anos de seu nascimento.

Dentro das comemorações dos seus 30 anos de fundação, a Universidade de Pernambuco celebrará esta data histórica com a outorga do título de Doutor Honoris Causa (in memoriam) ao menino que foi alfabetizado embaixo de uma mangueira no quintal de casa no bairro de Casa Amarela e que influenciou professores do mundo inteiro.

O pensamento freiriano será ainda tema de encontro promovido pelo Campus Mata Norte da UPE.

A entrega do título de Doutor Honoris Causa da UPE ao brasileiro que mais recebeu esta distinção de universidades internacionais acontecerá no dia 7 de outubro.

Falecido no dia 2 de maio de 1997, Paulo Freire será representado por familiares na cerimônia da UPE que acontecerá na sala do Conselho Universitário na sede da reitoria.

O discurso panegírico será feito pelo filho Lutgardes Costa Freire e o discurso congratulatório pela viúva Ana Maria de Araújo Freire.

No 27 de outubro será realizado o IV Seminário Temático do Grupo de Pesquisas - O lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire. O tema deste ano será "A Práxis do Diálogo Freiriano em diferentes Quefazeres da Formação de Professores(as)".

O evento é realizado no Campus Mata Norte da UPE a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre o pensamento sempre atual de Paulo Freire.

A edição do seminário será realizada no dia 27 na modalidade totalmente online, no horário das 9h às 17h. O evento é gratuito e haverá certificação pela participação. A transmissão será feita pelo YouTube.

Site para inscrição:
https://doity.com.br/iv-seminrio-temtico-do-grupo-de-pesquisas-o-lugar-da-insterdisciplinaridade-no-discurso-de-paulo-fre

Reitor da UPE Pedro Falcão recebe Medalha Paulo Freire concedida pelo Conselho Estadual de Educação

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) Pedro Falcão recebeu, na tarde desta sexta-feira (17), a medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire, concedida desde 2001 pelo Conselho Estadual de Educação a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços em diferentes áreas do ensino.

Ao todo, o CEE já havia entregue 111 condecorações desde a criação da honraria. Os cinco agraciados de 2021 serão lembrados pela cerimônia ter acontecido no ano do centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação do Brasil, a dois dias da sua data de nascimento.

Além de Pedro Falcão, receberam a medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora geral do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, Márcia Ângela Aguiar; o ex-vereador do Recife, André Régis; e o consultor do Instituto Paulo Freire, Genuíno Bordignon.

A cerimônia ocorreu no auditório Senador Sérgio Guerra, na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco. No seu discurso, o reitor Pedro Falcão disse que a honraria é resultado do trabalho coletivo dos profissionais que trabalham com ele por anos. 

"É impossível realizar todo um trabalho na educação, em especial em tempos atuais, estranhos, sem uma grande equipe. Estamos em um momento sombrio em nosso país, e cada momento em que pessoas se juntam para vivenciar a educação, deve ser considerado um momento de resistência", destacou. 

"Sou um professor, essa foi minha escolha de vida profissional, e um seguidor do Mestre Paulo Freire. Sei que nosso contexto social exige um papel de agente transformador da realidade, exige uma observação profunda sobre o Ser Humano, para além da formação apenas técnica. Estou reitor, e vestido dessa responsabilidade, assumi o compromisso administrativo de lutar pela melhoria do ensino público", afirmou.

CPCA divulga sexto remanejamento do SSA 3 e chamada extra do Sisu para ingresso na UPE

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) disponibilizou no portal http://processodeingresso.upe.pe.gov.br as listagens do sexto remanejamento da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3) e da primeira chamada extra a partir da lista de espera do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu).

A matrícula deverá ser realizada no período de 21 a 24 de setembro, no horário das 8h às 13h. No dia 8 de outubro será divulgada uma nova listagem de remanejamento. A matrícula acontecerá entre os dias 13 e 14 de outubro, no mesmo horário.

Todo o calendário está acessível na página do processo de ingresso e no site oficial da UPE (www.upe.br).

Setor de Mastologia do HUOC/UPE recebe reconhecimento internacional

O Setor de Mastologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) agora integra o Breast Centers Network, a primeira rede mundial de centros clínicos exclusivamente dedicados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O reconhecimento mundial foi oficializado neste mês de setembro com a entrega de um diploma ao chefe do serviço, o médico João Esberard, regente da disciplina de Mastologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE) e responsável pela Residência Médica em Mastologia.

“Entramos em um seleto grupo de serviços de mastologia que vai nos possibilitar a troca de informações, participação em eventos e intercâmbios de especialistas”, afirma João Esberard.

Para ser aceito como membro, o serviço de mastologia deve atender aos parâmetros estabelecidos pela entidade, que foi criada pelo Escola Europeia de Oncologia para promover diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais efetivos contra o câncer de mama.

No Brasil, somente 11 serviços integram o Breast Centers Network, sendo o do HUOC o segundo do Nordeste. A equipe pernambucana é formada por 13 integrantes, sendo sete mastologistas, dois oncologistas clínicos, patologista, radioterapista, psicólogo e fisioterapeuta.

Entre junho de 2020 a junho de 2021, o Setor de Mastologia realizou 19.374 procedimentos, distribuídos entre consultas (8.350), procedimentos laboratoriais (569), quimioterapias/hormônio (9.601) e cirúrgicos (854). Por ano, o número de novos casos de câncer de mama tratados gira em torno de 200.

O serviço foi instalado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em meados da década de 1980. O HUOC integra o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco.