UPE divulga concorrência do vestibular EAD da instituição

 

Nesta quinta-feira (11), a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a concorrência do seu Processo de Ingresso Vestibular EAD 2023. As provas vão acontecer no dia 21 de agosto.

O curso de Pedagogia, ofertado no campus da UPE, em Ouricuri, é o mais concorrido do EAD no sistema universal, com 4,13 candidatos na disputa, seguido do campus Floresta, com 4,07 candidatos por vaga e, do campus de Tabira, com 3,47.

Os números referem-se à procura de candidatos por vaga entre cotistas e não-cotistas (universal). Para esse ano, 1.985 candidatos se inscreveram no vestibular EAD concorrendo 1.410 vagas nos Cursos de Graduação na Modalidade a Distância, sendo 1.260 vagas para os Cursos de Licenciatura e 150 vagas para o Curso de Bacharelado em Administração Pública.

Os cursos vão ser ministrados no modelo remoto. Mas há alguns encontros presenciais que acontecerão em 15 polos do interior do Estado e no arquipélago de Fernando de Noronha.

A CPCA/UPE lembra que os candidatos devem emitir o cartão informativo contendo os locais de prova, que foram liberados desde o dia 01/08. O documento poderá ser emitido através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

O vestibular terá etapa única, com 50 questões objetivas e uma redação. Serão 10 quesitos de português, 10 de matemática, 4 de física, 4 de química, 4 de biologia, 4 de geografia, 4 de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 4 de história. Além de mais 3 questões de filosofia e 3 de sociologia.

Os polos de EAD vão funcionar nas cidades de Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Carpina, Floresta, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Sertânia, Surubim, Tabira e Triunfo. Também na ilha de Fernando de Noronha.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

CONCORRÊNCIA EAD

Agosto Lilás: Conscientização sobre o combate à violência contra a mulher

 

A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de Lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido as agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Hoje, a Lei Maria da Penha é considerada uma legislação de referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher. Entre outros aspectos, a lei tipificou a violência doméstica como uma das formas de violação aos direitos humanos e determinou que os crimes relacionados passassem a ser julgados em varas especializadas, com competências criminal e cível.

Por esse motivo, o LIGEDDH – UPE/CNPq (laboratório interseccional de gênero, discurso e direitos humanos) e o Grupo Mulheres do Brasil (comitê vozes) uniram forças para debater questões referentes a violência doméstica e violências contra a mulher, políticas públicas preventivas e perspectivas educacionais sobre a temática.

O encontro será no dia 25 de agosto, às 19h, com transmissão on-line através do Google Meet. O link de inscrição é pelo SYMPLA. Cada participante receberá o certificado de 3h/aula.

Contaremos com a participação de:

Drª. Rebeca Lins EBECA LINS (mediadora e debatedora) - Professora Adjunta II-E da Universidade de Pernambuco. Líder do Laboratório Interseccional de Gênero, Discurso e Direitos Humanos - LIGEDDH/CNPq. Membro do Comitê de Ética - CEP - do Governo do Estado de Pernambuco. Líder do Comitê Vozes - Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil.

Drª. Daiana Pessoa - Advogada, Especialista em Direito da Mulher, Coordenadora Interina Comissão de Direitos Humanos OAB/Rio Preto, Presidente da Comissão de serviços à comunidade Rotary Eco São José do Rio Preto Líder comitê Vozes e comunicação Grupo Mulheres do Brasil- Núcleo Rio Preto, Membro Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM).

Drª. Renata Paulino - Apaixonada pela vida e pelas pessoas, adora música e estar com a família e amigos é algo que lhe traz um prazer imenso, complementando suas habilidades de relacionamento e conexão. Está em sua versão 4.0 e trazer leveza ao empreendedorismo é sua missão. Empreendedora especialista em vendas, Advogada no Digital, fundadora da Levitate.BR trazendo a leveza para os processos de vendas.

Deolane Paz - Empresária, mentora, palestrante internacional e criadora do método destrava e especialista em treinamentos comportamentais.  Ela é Head Trainer há mais de 10 anos e já mudou a vida de mais de 100 mil pessoas em diversos Países. Tem formação em gestão pública, psicanálise e mais 15 formações na área do desenvolvimento humano é apaixonada por assuntos relacionados a autoestima, repetição de padrão e, principalmente, por  pessoas.

 

UPE divulga remanejamento extraordinário do Processo Seletivo Sisu 2021 do curso de Medicina do campus Garanhuns

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (10) o calendário do remanejamento extraordinário relativo ao Processo Seletivo Sisu 2021, exclusivamente para o curso de Medicina do campus Garanhuns.

A publicação estará disponível na internet, através do endereço eletrônico http://processodeingresso.upe.pe.gov.br, na aba referente ao ingresso 2021 (em processos e remanejamentos anteriores SSA e Sisu). 

Leia mais...

UPE divulga lista do remanejamento extraordinário do Processo Seletivo Sisu 2021 do curso de Medicina do campus Garanhuns

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (11) a lista do remanejamento extraordinário relativo ao Processo Seletivo Sisu 2021, exclusivamente para o curso de Medicina do campus Garanhuns.

A listagem está disponível na internet, através do endereço eletrônico http://processodeingresso.upe.pe.gov.br, na aba referente ao ingresso 2021 (em processos e remanejamentos anteriores SSA e Sisu).

A matrícula dos convocados para as vagas deverá ser feita no dia 12 de agosto (sexta-feira), das 8h às 13h, na secretaria do respectivo curso.

LISTA DE REMANEJAMENTO

 

Professores e egressos da ESEF/UPE participam de espetáculo de dança em Recife

 

Professores e egressos da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UPE) participam do espetáculo de dança “LABOR”, sob a direção geral de Allan Delmiro Barros, que levará para o palco a confluência de diversos corpos, com a proposta de congregar, em uma só linguagem, diferentes artistas e suas nuances (gênero, idade, cor, corpos, personalidades, etc). Desenvolvido pelo Coletivo Outros Ares de Dança, a estreia será nesta sexta-feira, 12.08, com mais duas apresentações nos dias 13 e 14 de agosto, sempre às 19h, no Teatro Barreto Júnior, em Recife.

O espetáculo mergulha no Método de Dança Brasílica, com inspiração nos movimentos do Frevo, ao mesmo tempo em que desenvolve uma linguagem própria para narrar sobre a categoria ‘Trabalho’ e seus espectros presentes em nossa história. Com duração aproximada de 50 minutos, "LABOR" foi criado para ser apresentado em 3 atos contínuos.

As vendas de ingressos são pelo SYMPLA ou pela Chave do PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Allan Delmiro - NuBank).

Para maiores informações: WhatsApp (81) 997906403.

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Allan Delmiro Barros.

Direção Artística: Luciana Bivar; Paulo Fernando.

Coordenação de Ensaios: Paulo Fernando; Luciana Bivar; Allan Delmiro Barros.

Direção de Finalização-Ensaios: Mayara Mesquita.

Coreografias: Allan Delmiro Barros; Luciana Bivar; Paulo Fernando;

Lívia Brasileiro; Mayara Mesquita.

Direção de Produção: Shimeni Delmiro.

Produção Executiva: Allan Delmiro Barros.

Produção de Palco/Teatro: Márcio Borgest; Daniel Torres; Luciana Santos; Matheus Cedrim.

Pesquisa/ Concepção de Espetáculo: Allan Delmiro Barros.

Roteiro/ Trilha Sonora: Allan Delmiro Barros.

Música Labor (ou Réquiem da Alma): Tiago Bione; Allan Delmiro Barros.

Videodança: Wanderley Aires & Allan Delmiro Barros.

Iluminação: Arnaldo Mariano (Art'Luz).

Projeto Gráfico: Allan Delmiro Barros.

Gráfica: Idealgraf.

Artesãs/ Costureiras: Cici Bivar; Luci Rocha.

Cenário: Coletivo Outros Ares de Dança.

INTÉRPRETES: Adelmo Andrade; Allan Delmiro Barros; Eliana Vieira;

Emilayne Gomes; Júnior Nonnatto; Lívia Brasileiro; Luciana Bivar;

Mayara Silva; Paulo Fernando; Ranessaa Laranjeiras;

Shimeni Delmiro.